sexta-feira, 6 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL, UNIDADES DE SAÚDE REALIZAM MUTIRÕES

A prevenção é o melhor caminho

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, promove durante todo o mês mutirões em prol da campanha Novembro Azul. Estas ações irão ocorrer nas unidades de saúde do município, onde os pedidos para a realização do exame de próstata já podem ser agendados.
Homens com 50 anos ou mais, que ainda não tenham feito este ano o exame do PSA (exame de sangue), devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para agendamento. O pedido pode ser feito durante o mês de novembro ou em qualquer época do ano.
“Se o resultado apresentar algum tipo de alteração, o paciente será encaminhado imediatamente para um urologista”, comenta a Diretora de Saúde Sirley Justo. “Caso haja algum caso da doença na família, é recomendável que os homens façam o exame entre os 40 e 49 anos, já que a doença costuma se manifestar a partir dessa faixa etária”, conclui ela.
As unidades de saúde do município divulgaram esta semana o dia e o local onde irão ocorrer os mutirões.

- 14 de Novembro - das 8h às 16hs – Posto de Saúde da Cohab 1
- 18 de Novembro – a partir das 17hs – Posto de Saúde da Santa Mônica
- 20 de Novembro - a partir das 17hs – Posto de Saúde da São Geraldo
- 21 de Novembro - das 8h às 16hs – Posto de Saúde Central

PREVENÇÃO
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 40 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Comunicação e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário