sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PREFEITURA DE SÃO MANUEL ESTÁ REALIZANDO CAMPANHA CONTRA A TUBERCULOSE

Campanha acontece entre os dias 3 a 16 de novembro 


A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, com o trabalho dos funcionários das Unidades de Saúde, estão realizando uma Campanha contra a Tuberculose. A ação de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório acontece entre os dias 3 a 16 de novembro e tem como objetivo diagnosticar precocemente os casos de tuberculose.

Nesse período os Postos de Saúde estarão realizando a busca ativa dos sintomáticos respiratórios, coletando amostras para diagnostico precoce de Tuberculose.
“Solicitamos, que os pacientes que apresentam sintomas de tosse persistente sem melhora do quadro, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar a coleta de exame e receber melhores informações sobre a campanha”, comenta Vanessa Cristina Anizzi, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município.
A Diretoria de Saúde tem como estratégia operacional interrogar sobre a presença e duração da tosse a clientela de saúde, independente do motivo da procura, orientar os Sintomáticos Respiratórios para a coleta do exame, orientar sobre a coleta, colher uma amostra de escarro, no momento da identificação, e ainda serão locais estratégicos para intensificação: os domicílios, as Unidades de Saúde, na população que demanda o serviço e em outras instituições fechadas como asilos de idosos.

Sobre a Doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. O micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões que é transmitido pelo ar. A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
A melhor maneira de se prevenir da doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar.
É recomendável que todas as pessoas que apresentem tosse por 3 ou mais semanas procurem as Unidades de Saúde, para serem avaliados por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão. 

Fontes: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário