sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SÁBADO TEM MUTIRÃO DO BOLSA FAMÍLIA

Unidade de Saúde Central (Postão) estará atendendo das 8h às 16h

A Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria de Saúde, estará realizando neste sábado, 31, um mutirão em prol do Programa Bolsa Família. A pesagem e medida dos cadastrados serão feitas das 8h às 16h no Posto de Saúde Central.
O procedimento é uma das exigências para recebimento dos benefícios, por isso, é de suma importância que todas as famílias que integram o programa estejam participando deste mutirão.
Sobre o Programa
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda criado para melhorar a vida das famílias pobres e extremamente pobres do Brasil.
As famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família recebem um benefício financeiro mensal e, em contrapartida, assumem o compromisso de manter as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola e fazer o acompanhamento de saúde de crianças menores de 7 anos, grávidas, mães que estão amamentando e mulheres em idade fértil.


Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Comunicação e Saúde

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

POSTO DE SAÚDE “DR. RAPHAEL” ESTARÁ ABERTO HOJE ATÉ ÀS 22H

Mulheres poderão fazer coletas de Papanicolau e solicitações de Mamografia

O Posto de Saúde “Dr. Raphael” estará aberto hoje, quinta-feira, 29, até às 22h, para realização de exames de Papanicolau e solicitações de mamografia. Esta ação faz parte do calendário de atividades da campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir e orientar mulheres no combate contra o câncer de mama.
“Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três anos. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame, converse com ela sobre sua importância. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio! Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher”, comenta Tânia Roberta Limeira Felipe, coordenadora da Unidade Básica de Saúde Central.

Sobre o Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA, UNIDADES DE SAÚDE INTENSIFICAM PREVENÇÃO.

Mais atendimentos serão feitos no decorrer do mês.

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde e dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde do município, realiza durante todo o mês uma série de ações no combate ao câncer de mama.
Estas atividades possuem o objetivo de conscientizar e atender o maior número de mulheres prevenindo e diagnosticando precocemente o câncer de Colo de Útero e o Câncer de Mama.

Somente no Posto de Saúde da Vila São Geraldo, na última quinta-feira, 15, foram coletados 22 papanicolaus e 6 mamografias. Todas as pacientes receberam acompanhamento de funcionárias do posto, que além dos exames fizeram também a aferição de pressão.
“Nosso objetivo é conscientizar as mulheres a se prevenirem e se cuidarem mais, devido ao grande aumento dos diagnósticos da doença, já que esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença”, comenta a enfermeira Heloísa Marcolan.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. A estimativa de novos casos somente em 2015 é de: 57.120 (2015 - INCA).
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação.

POSTO DE SAÚDE DA SANTA MÔNICA REALIZA ENCONTRO PARA GESTANTES

Objetivo é orientar e preparar as mulheres para uma gravidez saudável

O Posto de Saúde da Santa Mônica realizou no dia 20 de outubro, o tradicional Encontro do Grupo de Gestantes. O objetivo desta ação é auxiliar as mulheres para que tenham uma gravidez saudável.
A enfermeira do Posto de Saúde da Santa Mônica, Maria Carolina Pardini Limoni, foi quem ministrou a palestra sobre a importância da realização de exames de sangue e da coleta de papanicolau na gravidez.
As participantes também foram orientadas quanto a Sífilis primária, secundária e terciária, sobre as DST, doenças sexualmente transmissíveis, e os riscos que cada uma delas pode trazer ao bebê.
No encerramento do encontro, todas puderam saborear um delicioso lanche e receber folhetos informativos sobre os temas abordados. O próximo encontro irá ocorrer no dia 11 de Novembro às 14h30. 

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Comunicação e Saúde

POSTO DE SAÚDE DA COHAB 1 REALIZA PALESTRA PARA MELHOR IDADE

A importância da fonoaudiologia contou com a presença de 15 pessoas

O Posto de Saúde da COHAB I realizou na segunda feira, 19, uma palestra para 15 pacientes que fazem parte do Grupo de Diabéticos e Hipertensos. A reunião teve como tema a “Fonoaudiologia e a Terceira Idade”, explicando a importância de um fonoaudiologista para os idosos.

Esses encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês, mas em outubro, a pedido das participantes, ele foi antecipado. A palestrante deste mês foi a fonoaudióloga Hionita Peres, juntamente com toda a equipe do posto.
“Eu não perco nenhuma reunião desde que o Grupo começou. Eu gosto porque ensina a gente a cuidar melhor da saúde e nos faz conhecer mais as pessoas e os agentes da saúde”, comenta a Floripe Nunes Lopes, uma das participantes após a reunião.
Todo mês um novo palestrante ensina sobre a importância de se ter cuidados com a saúde. Após as reuniões é servido um lanche e todos recebem uma lembrancinha dos encontros.
“As ações desenvolvidas aqui possuem o objetivo de estreitar o relacionamento entre pacientes e funcionários da Unidade de Saúde, assim como promover a integração entre os munícipes e os servidores da saúde que ainda não se conhecem”, comenta Patrícia Cardoso Martins, enfermeira-chefe do Posto de Saúde da Cohab 1.
Os interessados em participarem das reuniões devem procurar o Posto de Saúde da COHAB 1. Para mais informações ligue 3841.4702.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação.