sexta-feira, 18 de março de 2016

POPULAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA NO POSTO DE SAÚDE DA COHAB 3


Tema foi a importância da prevenção contra o Câncer de Mama

O Posto de Saúde “Dr. Raphael Lhamas Franco” realizou na quarta-feira, 16, mais um programa “Sala de Espera” para as pacientes da unidade. A palestra foi feita pelo Dr. Frederico Furquim, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e ressaltou a importância da prevenção contra o Câncer de Mama.
Durante o encontro foram distribuídos folhetos informativos que tratavam do Câncer de Mama, possíveis sintomas, como fazer o autoexame e sobre o Exame de Mamografia.

Câncer de Mama
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Mamografia
A mamografia é um exame radiológico para detecção das doenças da mama no seu estágio mais inicial e, principalmente, para o diagnóstico precoce do câncer, o que possibilita tratá-las com mais facilidade e maior êxito.
O exame é feito por um profissional especializado (técnicas), com curso de especialização em mama, é um procedimento rápido, que leva cerca de 15 minutos. Os resultados ficam disponíveis dentro de alguns dias.
O resultado indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário