terça-feira, 26 de abril de 2016

H1N1. PRIMEIRA ETAPA DE VACINAÇÃO COMEÇA NESTE SÁBADO




Postos de Saúde funcionarão em horário especial para atender grupos de risco
Em conformidade com o Ministério da Saúde, a 1ª etapa da vacinação contra o H1N1, em São Manuel, ocorrerá neste sábado, 30 de abril.
Para atender todos os grupos de risco, a campanha este ano será dividida em duas partes.
As primeiras a serem vacinadas são as crianças com idade que varia de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com idade superior aos 60 anos.
O mutirão será realizado em todos os Postos de Saúde do Município das 8h às 17h sem intervalo para o almoço e também será realizado em frente aos Supermercados Central e Jaú Serve.
A segunda etapa será realizada a partir do dia 9 de maio, quando serão vacinados pacientes com comorbidades, portadores de doenças crônicas (asma, diabetes, doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras).
Importante destacar que a 2ª etapa será realizada em todos os Postos de Saúde do município, de segunda à sexta-feira durante o horário normal de funcionamento.
Para intensificar as ações de prevenção à doença, diariamente agentes comunitárias de saúde, através do Programa Sala de Espera, estão orientando a população, seja em escolas e unidades de saúde.

A Gripe H1N1

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário