sexta-feira, 6 de maio de 2016

COLETA DE PAPANICOLAU É REALIZADA COM SUCESSO NA SANTA MÔNICA




Mutirão ocorreu no Posto de Saúde do bairro 

Na quarta-feira, 27 de abril, as Agentes de Saúde do Posto “Dr. Abraão Nicolau Salum”, localizado no Jardim Santa Mônica, realizaram coleta de Papanicolau e agendamento de mamografias. As atividades fizeram parte do Mutirão da Saúde da Mulher.
O balanço foi positivo, foram realizadas 30 coletas de Papanicolau e 5 pedidos de mamografias. A unidade ficou aberta até às 22h30.
“Nosso objetivo é conscientizar as mulheres a se prevenirem e se cuidarem mais, devido ao grande aumento dos diagnósticos da doença, já que esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano”, comenta a enfermeira Maria Carolina Pardini.

Papanicolau ajuda a prevenir o Câncer
Descrito pela primeira vez em 1924, pelo médico George Papanicolau, o exame é simples e rápido. O diagnóstico é feito através da análise microscópica de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, que podem detectando a existência ou não de células anormais pré-malignas ou cancerosas.
O Câncer de colo uterino é um problema de saúde pública mundial, especialmente nos países em desenvolvimento onde os programas de prevenção desta patologia têm menor abrangência.
Segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Mulheres com lesões iniciais, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário