quinta-feira, 16 de junho de 2016

POPULAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA NO PSF “DR. RAPHA


Temática da vez foi reeducação alimentar
Na quarta-feira, 8, o Posto de Saúde “Dr. Raphael Lhamas Franco” promoveu mais um projeto Sala de Espera. A palestra ministrada aos pacientes da Unidade teve como tema reeducação alimentar.
A psicóloga, Adriana Furlan e a Assistente Social, Karina Albuquerque, explicaram sobre a importância que tem uma alimentação balanceada na vida das pessoas.
“O tema da palestra foi escolhido após um levantamento no histórico dos pacientes desta Unidade de Saúde e através dele pode-se perceber um alto índice de pessoas apresentando sobrepeso e em alguns casos até mesmo a obesidade. Pensando nisso, escolhemos o tema para auxiliar os nossos pacientes a terem uma qualidade de vida melhor e que também possam reduzir o seu peso”, comenta a Assistente Social, Karina Albuquerque.
Na palestra, explicou-se que a reeducação alimentar consiste na mudança de hábitos alimentares, mas sem deixar de fora os alimentos que o indivíduo está habituado. Ela não obriga as pessoas a comerem somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é um processo onde se aprende que é possível comer de tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
As palestrantes comentaram que o ideal é que este processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa, mas não será para outra. Devendo-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes em cada indivíduo.
Adriana e Karina pontuaram algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para “reeducar” a sua alimentação, como: beber de 8 a 10 copos de água por dia; evitar o consumo de alimentos industrializados e fast-food; substituir refrigerantes por sucos de frutas naturais; incluir alimentos integrais no seu cardápio; evitar o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga; comer doces esporadicamente e em pequena quantidade e praticar atividade física regularmente.
“A reeducação alimentar é importante, pois através dela os pacientes podem evitar doenças como Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Gastrite, Distúrbios Alimentares, Anemia, Colesterol Alto e Doenças Cardiovasculares”, completa Karina Albuquerque.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário