sexta-feira, 26 de agosto de 2016

PSF DA SANTA MÔNICA REALIZA PALESTRA PARA HIPERTENSOS E DIABÉTICOS




Reunião tratou do Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Na terça-feira, 23, o Posto de Saúde “Dr. Abraão Nicolau Salum” realizou um encontro voltado aos pacientes da Unidade que fazem parte do Grupo de Hipertensos e Diabéticos.
A palestra foi ministrada pela Enfermeira Maria Carolina Pardini Limoni e pelo Dr. Frederico Furquim, e tratou dos riscos causados pela hipertensão e da diabete em seus portadores.
A palestra explicou sobe o Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame cerebral, que ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
O AVC causa a diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo, alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo, perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos, alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensão arterial ou pressão alta, a diabetes, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, a falta de atividades físicas e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário