quinta-feira, 24 de março de 2016

COLETA DE PAPANICOLAU É SUCESSO NAS UNIDADES DE SAÚDE


Pedidos para exames de mamografia também foram realizados

A Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria de Saúde e das Agentes de Saúde do Município, realizou na última semana mais uma edição do Programa “Sala de Espera”. As atividades ocorreram nos Postos da COHAB 3, Vila Rica e Distrito de Aparecida.
Num horário alternativo, após as 17h, as pacientes que foram até estas unidades puderam fazer coleta de Papanicolau e pedidos para exames de mamografia.
No Posto de Saúde “Dr. Manuel de Araujo Selzener”, na Vila Rica, a Campanha foi feita no dia 16. Na unidade foram realizadas 33 coletas de Papanicolau e quatro pedidos de mamografia.
No dia 18, o Posto de Saúde “Dr. Raphael de Lhamas Franco” realizou a Campanha “Mulher Maravilha”, onde foram coletados 37 papas e agendados 11 mamografias. Enquanto as pacientes aguardavam para serem atendidas, o psicólogo Daniel Bueno fez uma apresentação musical.
Já no Posto de Saúde do Distrito de Aparecida a Campanha ocorreu na segunda-feira, 21, totalizando 27 exames de Papanicolau e nove mamografias agendadas, até a data. As Agentes de Saúde fizeram maquiagem e manicure das pacientes. Na ocasião também foram feitos exames bucais e vacinação.
As campanhas nas Unidades de Saúde de São Manuel irão continuar no decorrer do ano.

EM TEMPO
O Posto de Saúde Central (CSII) “Deputado Geraldo Pereira de Barros” deverá realizar a Coleta de Papanicolau nos dias 4 de abril e 14 de maio.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação

SÃO MANUEL CONTRA A DENGUE. COMBATE AO MOSQUITO CONTINUA!


PSF de Aparecida promove palestra sobre o mosquito para moradores

Na segunda-feira, 14, o Posto de Saúde da Família (PSF) de Aparecida promoveu uma palestra para moradores do Distrito. A ação objetiva conscientizar a população da importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya.
A reunião contou com a participação de 15 pessoas entre moradores e Agentes de Saúde. As enfermeiras explicaram sobre o ciclo de vida do mosquito, as doenças que podem ser transmitidas pelo inseto e a melhor forma de eliminar possíveis criadouros.
“As próximas reuniões serão realizadas na casa dos moradores, nossa intenção é fazer com que cada vez mais munícipes participem dos encontros e somem forças com a gente no combate a essas doenças”, comenta a enfermeira Letícia.

SÃO MANUEL CONTRA A DENGUE
É importante informar que os agentes de saúde continuam visitando as residências em busca de possíveis focos do mosquito. No último sábado as equipes da Prefeitura estiveram na Vila Industrial realizando mais um mutirão
Mais ações de combate à Dengue estão sendo feitas por toda a cidade, como palestras em escolas, visitas nos bairros, conscientizações em Postos de Saúde, entrega de panfletos explicativos e nebulizações em terrenos e casas.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

sexta-feira, 18 de março de 2016

PREFEITURA REFORMA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE ODONTOLÓGICA


Unidade atenderá bairros rurais de São Manuel

A Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria de Gestão e Serviços reformou a Unidade Móvel de Saúde Médica e Odontológica. O veículo passou por adequações na parte interna, pintura e demais melhorias.
A Unidade Móvel Odontológica já está disponível para prestar atendimento nos bairros rurais do município.
Segundo o Diretor de Gestão e Serviços Ademir Ayres, o principal objetivo é atender a população que não tem condições de se deslocar até ao centro urbano.
O tratamento odontológico na Unidade Móvel é oferecido pela Prefeitura de São Manuel, através da Secretaria de Saúde.
Segundo a Diretora de Saúde Sirley Justo, o veículo está sendo entregue a população em plenas condições de uso. “A Unidade Móvel estará disponível todos os dias para a comunidade”, comenta ela.
Em menos de um mês outros dois veículos foram recuperados. Um ônibus da marca Scania, que transporta são-manuelenses até o hospital da UNESP de Botucatu, e um ônibus escolar responsável por fazer o transporte de crianças principalmente na área rural.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Saúde

POPULAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA NO POSTO DE SAÚDE DA COHAB 3


Tema foi a importância da prevenção contra o Câncer de Mama

O Posto de Saúde “Dr. Raphael Lhamas Franco” realizou na quarta-feira, 16, mais um programa “Sala de Espera” para as pacientes da unidade. A palestra foi feita pelo Dr. Frederico Furquim, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e ressaltou a importância da prevenção contra o Câncer de Mama.
Durante o encontro foram distribuídos folhetos informativos que tratavam do Câncer de Mama, possíveis sintomas, como fazer o autoexame e sobre o Exame de Mamografia.

Câncer de Mama
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Mamografia
A mamografia é um exame radiológico para detecção das doenças da mama no seu estágio mais inicial e, principalmente, para o diagnóstico precoce do câncer, o que possibilita tratá-las com mais facilidade e maior êxito.
O exame é feito por um profissional especializado (técnicas), com curso de especialização em mama, é um procedimento rápido, que leva cerca de 15 minutos. Os resultados ficam disponíveis dentro de alguns dias.
O resultado indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Saúde

1ª REUNIÃO DO CONSELHO DAS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO MANUEL


Aperfeiçoamento no atendimento à população

Na última semana, as Unidades de Saúde da Vila São Geraldo, Vila Rica e COHABs 1 e 2, realizaram a primeira reunião do CONUS – Conselho das Unidades de Saúde. O encontro teve como objetivo estabelecer diretrizes e o aperfeiçoamento no atendimento que é oferecido à população.
O Conselho é formado por representantes da sociedade civil, geralmente usuários da Unidade de Saúde e mais três Suplentes, servidores dos PSFs com seus suplentes e um representante da administração, como por exemplo, a Enfermeira-Chefe.
As reuniões ocorrem uma vez no mês, podendo sofrer variações conforme a necessidade.
“Nos encontros, os integrantes do CONUS conversam sobre o atendimento que está sendo oferecido pela Unidade à população, levantam possíveis problemas e soluções. Em seguida as Agentes de Saúde de cada Posto nos comunica para que possamos atender as solicitações rapidamente”, comenta Sirley Justo, Diretora Municipal de Saúde.
Para participar do CONUS, é necessário ter idade superior a 18 anos e morar na área de abrangência de um Centro de Saúde. O mandato dos representantes da população dura 2 anos.
Para mais informações, os interessados em participar das reuniões devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

JOVENS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A DENGUE


Integrantes do Programa Ação Jovem tiram suas dúvidas sobre o mosquito

Fortalecendo as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de São Manuel, por meio da Diretoria de Saúde e das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), promoveu na última semana mais uma palestra de conscientização, desta vez, para os integrantes do Programa Ação Jovem que são atendidos no CRAS da Vila São Geraldo.
Riscos de cada uma das doenças, como são transmitidas, sintomas e soluções e combate aos focos, foram alguns dos temas apresentados durante o encontro.
A prevenção ainda é a melhor maneira de se combater as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e para isso a Diretoria Municipal de Saúde está promovendo um trabalho de conscientização e esclarecimento, orientando estudantes e moradores sobre a importância da prevenção.
“Através das palestras podemos ter um contato mais próximo com os moradores. É importante informar que os agentes de saúde continuam visitando as residências em busca de possíveis focos do mosquito. Porém, o que precisamos agora é da participação da população, recebendo os servidores municipais e realizando vistoria pelo menos uma vez por semana em suas casas”, comenta Gláucio Tavano, coordenador da SUCEM.
Hoje em São Manuel foram confirmados 20 casos de Dengue, sendo 15 autóctones, infectados no município, e 5 casos importados.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Saúde