sexta-feira, 6 de maio de 2016

POSTO “DR. RAPHAEL” TEM PALESTRA SOBRE GUARDA RESPONSÁVEL




População pode se informar sobre os cuidados necessários com os animais domésticos

Na quarta-feira, 27 de abril, o Posto de Saúde “Dr. Raphael Lhamas Franco” ofereceu para os seus pacientes uma palestra sobre a Guarda Responsável. O objetivo foi informar a população sobre os cuidados necessários que devemos ter com os nossos animais de estimação.
Ministrada pela Agente da Unidade de Vigilância Ambiental (UVA), Caren Piovezan, orientou sobre os cuidados que devemos ter com a alimentação, relação entre o tipo de ração e a idade, relevância das visitas regulares ao veterinário e sobre os remédios e vacinas que são necessários para a saúde do animal.
A população pode tirar dúvidas sobre o que são as zoonoses, a melhor forma de erradicá-las e os procedimentos mais adequados quando houver contato com estes tipos de animais.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

POSTO DE SAÚDE DE APARECIDA FAZ PASSEATA CONTRA A DENGUE



Crianças da escola “Prof. Hélio da Silva” participaram da caminhada.

Na quarta-feira, 20 de abril, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do Posto “Paulo Justo”, localizado no Distrito de Aparecida, realizaram juntamente com professores e alunos da EMEFEI “Prof. Hélio da Silva” uma passeata contra a Dengue.
As crianças, sob orientação das professoras e das Agentes, percorreram ruas do Distrito conscientizando a população da importância dos cuidados no combate ao mosquito da Dengue.
“Ações como esta são necessárias para aumentar a efetividade do trabalho desenvolvido para a erradicação do mosquito, pois mostram para a criança a importância deste trabalho de prevenção”, comenta a enfermeira Letícia Toledo.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

POSTO DE SAÚDE DA SANTA MÔNICA REALIZA PALESTRA SOBRE A GRIPE




Ação faz parte de campanha contra o vírus H1N1

Na segunda-feira, 18, as Agentes Comunitárias de Saúde do Posto de Saúde “Dr. Abraão Nicolau Salum”, realizaram uma palestra de conscientização contra a Gripe.
A palestra foi ministrada pelo Dr. Guilherme, Enfermeira Carolina Pardini e pela Agente Comunitária de Saúde Catarina, que comentaram sobre o vírus Influenza H1N1, suas diferenças com a gripe comum e a importância da vacina e os métodos de prevenção à doença.
Os palestrantes esclareceram todas as dúvidas dos pacientes e distribuíram panfletos informativos sobre o assunto para melhor compreensão do tema.

Gripe H1N1
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação.

COLETA DE PAPANICOLAU É REALIZADA COM SUCESSO NA SANTA MÔNICA




Mutirão ocorreu no Posto de Saúde do bairro 

Na quarta-feira, 27 de abril, as Agentes de Saúde do Posto “Dr. Abraão Nicolau Salum”, localizado no Jardim Santa Mônica, realizaram coleta de Papanicolau e agendamento de mamografias. As atividades fizeram parte do Mutirão da Saúde da Mulher.
O balanço foi positivo, foram realizadas 30 coletas de Papanicolau e 5 pedidos de mamografias. A unidade ficou aberta até às 22h30.
“Nosso objetivo é conscientizar as mulheres a se prevenirem e se cuidarem mais, devido ao grande aumento dos diagnósticos da doença, já que esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano”, comenta a enfermeira Maria Carolina Pardini.

Papanicolau ajuda a prevenir o Câncer
Descrito pela primeira vez em 1924, pelo médico George Papanicolau, o exame é simples e rápido. O diagnóstico é feito através da análise microscópica de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, que podem detectando a existência ou não de células anormais pré-malignas ou cancerosas.
O Câncer de colo uterino é um problema de saúde pública mundial, especialmente nos países em desenvolvimento onde os programas de prevenção desta patologia têm menor abrangência.
Segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Mulheres com lesões iniciais, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação

quarta-feira, 4 de maio de 2016

DIA “D” CONTRA GRIPE CONTINUA EM SÃO MANUEL




Gestantes, idosos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, puérperas e trabalhadores da saúde devem tomar a vacina

A campanha de vacinação contra a Gripe continua em São Manuel. Desde a manhã de ontem, terça-feira, 3 mil novas doses da vacina estão disponíveis nas 7 unidades de saúde do município. A antecipação na chegada das injeções se deve ao empenho da Diretoria de Saúde.
O público alvo continua sendo crianças com idade que varia entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde (unidades básicas e hospital) e pessoas com idade superior aos 60 anos.
No último sábado, 30 de abril, mais de 3,5 mil são-manuelenses foram vacinados. Segundo balanço apresentado pela Diretoria Municipal de Saúde, esse número representa mais da metade do público alvo que deve ser contemplado durante a primeira etapa da campanha de vacinação que termina na próxima sexta-feira, 6.
As unidades de saúde do município estarão funcionando em horário normal, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

SEGUNDA ETAPA
A partir da próxima segunda-feira, 9 de maio, têm início à segunda etapa da campanha, onde serão vacinados pacientes com comorbidades, portadores de doenças crônicas (asma, diabetes, doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras).

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação